REDESIM diminui o tempo de abertura de empresas no Brasil

Nesta quarta postagem da nossa "seleção" de matérias dedicadas ao empreendedorismo, você obterá informações das mudanças para a abertura de empresa.

Desde julho, o sistema atendeu cerca de oito milhões de pessoas, que agora podem ter acesso a consultas, dados estatísticos e acompanhamento de solicitações em um único Portal


Nos últimos meses de 2018, o país alcançou uma redução no tempo médio necessário para que um empresário consiga abrir seu próprio negócio, de cerca de 8 para 5 dias, em comparação ao mesmo período do ano passado.


Além desse avanço, o volume de empresas abertas em até 3 dias aumentou em 20%. O resultado é que, atualmente, quase metade dos registros de pessoas jurídicas já estão sendo concluídos dentro desse prazo. Outra conquista importante foi que a quantidade de empresas que levavam mais de 7 dias para serem registradas caiu em 30%.


A diminuição dos prazos foi possível graças às ações da Redesim, que desde o último mês de julho já contabilizou cerca de oito milhões de acessos.


O novo Portal da Redesim foi inaugurado neste ano, como parte de uma parceria entre o Sebrae o governo federal, que envolveu investimentos da ordem de R$ 200 milhões. O portal está se tornando uma janela única para interação entre os diferentes órgãos envolvidos e o empreendedor.


Pelo site, o usuário poderá fazer o acesso com uma única senha e acessar todos os sistemas relacionados à abertura de um negócio, nas diversas esferas de governo. O novo protocolo Redesim permite ao cidadão acompanhar com mais facilidade suas solicitações com um único número.


Outra novidade foi o lançamento de um serviço inédito que permite a consulta ao Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), tendo como base o nome da empresa ou de fantasia e não mais somente pelo número do CNPJ. Além disso, foi disponibilizado o primeiro painel estatístico da Redesim, onde é possível saber quantas pessoas jurídicas existem no estado ou no município.


Acessos

Desde julho, o Portal da Redesim já contabilizou cerca de oito milhões de acessos e a nova versão da Área do Usuário, instalada em 10 de dezembro, recebeu, apenas nos primeiros quatro dias, mais de 350 mil acessos e 65 mil novos cadastros. A expectativa é que a quantidade de usuários aumente ainda mais, na medida em que novas simplificações sejam ofertadas à sociedade.


Sobre a Redesim

A Redesim foi criada pela Lei 11.598/2007, e é composta por diversos órgãos que integram o processo de registro e legalização de pessoas jurídicas. São mais de 3 mil municípios integrados à Rede, abrangendo cerca de 85% das pessoas jurídicas ativas do país.

Neste ano, o sistema colaborou para que o Brasil subisse 16 posições no índice Doing Business, que é o ranking internacional sobre a facilidade de realizar negócios, publicado anualmente pelo Banco Mundial. Este foi o melhor resultado do Brasil desde que o estudo começou a ser publicado. Para saber mais sobre a Redesim acesse: www.redesim.gov.br.


fonte: revista PEGN


0 visualização

© 2016 Direitos Reservados para ACETUR 

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Twitter Icon

35 99727 9163 vivo

aceturcarrancasmg@gmail.com

Parceiros Institucionais